Entende-se a extensão como uma função básica da Universidade e como tal um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. O objetivo geral das atividades de extensão é tornar acessível à sociedade o conhecimento de domínio da Universidade, sejam eles originados de sua produção ou da sistematização do conhecimento universal disponível.
Neste contexto, o curso de Pedagogia aprovou e desenvolveu inúmeras ações de extensão nas modalidades cursos, eventos e projetos. Entre os eventos realizados os de maior relevância são as semanas pedagógicas, que sempre trazem temáticas voltadas para as necessidades e melhoramento do curso. Em 2014 realizou-se a décima primeira edição do Simpósio de Pedagogia (XI SIMPED), com a temática “Alfabetização e Letramento – Caminhos para uma Educação de Qualidade”.
Em relação a Cursos de extensão, foi realizado dois de grande relevância e aceitação: Psicologia na Escola em 2003, com objetivo de atender acadêmicos e professores do ensino fundamental da rede escolar de Quirinópolis, possibilitando aos estes a aquisição e ampliação de seus conhecimentos relativos a vários aspectos teóricos e práticos da psicologia da educação. Em 2004, foi realizado o curso Inclusão e Cidadania, cujo objetivo se voltava para a necessidade de refletir e buscar qualificação para se trabalhar adequadamente a questão da inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, enfocando principalmente LIBRAS e BRAILE. Ambos os cursos realizados com a participação de professores da UEG-Quirinópolis e da rede educacional do município.
Quanto a Projetos de Extensão já foram realizados muitos e alguns com uma aceitação boa por parte da comunidade envolvida, que são reeditados a cada ano, como é o caso do Projeto de Equoterapia e Educação em parceria com o Centro de Ensino Especial Dr. Alfredo Mariz da Costa. A seguir serão relacionados alguns dos projetos realizados no curso de Pedagogia.
Título |
Professor Responsável |
Linha de Pesquisa |
Ano/ Exercício |
Equoterapia e Educação |
Else Guimarães da Silveira |
Ensino Especial |
2010 |
Aprendizagem Solidária |
Valdivina Vieira Ferreira |
Ensino-Aprendizagem |
2010 |
Educação em Saúde Bucal |
Helcio Campos Caixeta |
Tópicos específicos |
2010 |
Equoterapia e Educação |
Else Guimarães da Silveira |
Ensino Especial |
2011 |
Aprendizagem Solidária |
Valdivina Vieira Ferreira |
Ensino-Aprendizagem |
2011 |
Educação em Saúde Bucal |
Helcio Campos Caixeta |
Tópicos específicos |
2011 |
Vovô Sabe Tudo.
|
Sirlene Maria Soares |
Tópicos específicos |
2011 |
Equoterapia e Educação |
Else Guimarães da Silveira |
Ensino Especial |
2012 |
Aprendizagem Solidária |
Valdivina Vieira Ferreira |
Ensino-Aprendizagem |
2012 |
Educação em Saúde Bucal |
Helcio Campos Caixeta |
Tópicos específicos |
2012 |
Vovô Sabe Tudo.
|
Sirlene Maria Soares |
Tópicos específicos |
2012 |
Equoterapia e Educação |
Valdenir Roberta Damascena Souza |
Ensino Especial |
2013 |
Aprendizagem Solidária |
Vivian Leal de Paula |
Ensino-Aprendizagem |
2013 |
Educação em Saúde Bucal |
Helcio Campos Caixeta |
Tópicos específicos |
2013 |
Vovô Sabe Tudo.
|
Sirlene Maria Soares |
Tópicos específicos |
2013 |
Seguidores de Esopo: Contação de Histórias |
Andreia Cristina da Silva |
Ensino-Aprendizagem |
2013 |
Equoterapia e Educação |
Valdenir Roberta Damascena Souza |
Ensino Especial |
2014 |
Aprendizagem Solidária |
Vivian Leal de Paula |
Ensino-Aprendizagem |
2014 |
Educação em Saúde Bucal |
Helcio Campos Caixeta |
Tópicos específicos |
2014 |
Vovô Sabe Tudo.
|
Sirlene Maria Soares |
Tópicos específicos |
2014 |
Seguidores de Esopo: Contação de Histórias |
Andreia Cristina da Silva |
Ensino-Aprendizagem |
2014 |
Aquarela Pedagógica |
Sônia Aparecida da Silva |
Tópicos específicos |
2014 |