A professora Joana Corrêa Goulart, do curso de Pedagogia, defendeu sua tese de doutorado “Avaliação Institucional Interna da Universidade Estadual de Goiás: um estudo meta-avaliativo”, na última segunda-feira, 23, no anfiteatro da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara-SP.
Para o diretor do Câmpus, Roberto Barcelos, o fato de mais docentes da Universidade alcançarem o nível de excelência com o doutorado constitui um passo importante para a consolidação acadêmica da UEG. “O doutoramento é importante, pois possibilitará o ingresso numa quantidade maior de projetos de pesquisa, que, uma vez desenvolvidos, colocará a Instituição cada vez mais em evidência no âmbito da educação superior”.
Este estudo tem como objeto de pesquisa a avaliação institucional empreendida pelas Instituições de Educação Superior em atendimento as exigências do Ministério da Educação, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Consiste na interlocução com o debate sobre a avaliação da educação superior, no que se refere à reflexão a respeito das possibilidades e limites dos instrumentos do SINAES no desenvolvimento de Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior. Para o desenvolvimento da pesquisa têm-se as seguintes questões de pesquisa: Os Relatórios de Avaliação Institucional Interna da Universidade Estadual de Goiás (UEG) possuem clareza e apresentam oportunidade de disseminação e utilização dos resultados pela instituição, possuem informações válidas e confiáveis e tem utilidade para a instituição, conforme atributos e padrões da meta-avaliação? Para responder a essa questão apresenta-se o objetivo de analisar e discutir os dados apresentados nos Relatórios de Avaliação Institucional Interna, por meio dos atributos e padrões da meta-avaliação. Foi empreendido um estudo bibliográfico com os eixos do aprofundamento teórico organizados com foco nas concepções de universidade, estado avaliador, regulação, histórico e concepções de avaliação institucional e meta-avaliação. A pesquisa empírica desenvolveu-se por meio da análise dos Relatórios de Avaliação Institucional da UEG, no período de 2012 a 2014, em relação com os padrões que orientam a meta-avaliação, apresentados pelo Joint Committee (1994), visto que são os indicadores que mais convergem com as orientações do SINAES e com as teorias sobre avaliação institucional. Utilizou-se a análise de conteúdo para descrever e interpretar os relatórios citados anteriormente. Tratou-se de uma pesquisa teórico/analítica, de análise qualitativa. Acredita-se que a meta-avaliação seja compatível com a necessidade de acompanhamento e avaliação dos procedimentos e resultados apresentados pela avaliação institucional. Considerando as questões levantadas anteriormente apresentou-se e confirmou a Tese de que a Meta-avaliação constitui-se em um procedimento de reflexão e qualificação da Avaliação Institucional Interna da UEG. Assim, este estudo poderá contribuir para o aprimoramento das ações institucionais por meio do acompanhamento e da revisão do objeto avaliado, ao desvelar os pontos considerados como acertos e as dificuldades na realização da avaliação interna, traduzidos nos Relatórios de Avaliação Institucional Interna.